Red Dead Redemption 1

Tentei jogar o 2 algumas vezes mas sempre dá uma preguiça de continuar, então meio que pensei em jogar o primeiro, já que é um jogo menor e mais focado na jogatina do que na história. Isso é bem legal de notar, os jogos das gerações anteriores tinham mais "cara de jogo". Sabe a reflexão que fiz sobre o Expedition 33?! RDR1 tem uma história simples, nada absurdamente instigante, que serve apenas para conduzir o personagem ao próximo desafio. Algo meio como "a princesa está no próximo castelo".
O começo ali com missões mais rurais, laçar cavalos, pastorear gado, apartar brigas, é bem interessante para introduzir o clima do jogo. Os personagens apresentados são bem carismáticos e os desafios característicos deixam o jogo bem divertido. Comparando grosseiramente com GTA ele ficaria ali entre o San Andreas e o 5, o que cronologicamente falando é até o esperado já que ele é de 2010.
Diferente do 2, eu não senti a necessidade de embarcar emocionalmente no jogo, o que era algo que eu desejava. Estava cumprindo as atividades de uma maneira bem descompromissada, inclusive, perdi as contas de quantas horas eu devo ter passado só jogando poker enquanto pensava no nada. É curiosamente engraçado como o Jonh Marston só era arrastado de um canto para o outro pelos pretextos mais esdrúxulos apenas pela sua incapacidade de dizer não, a ponto de ser jogado em meio a revolução, em outro país, na caça do seu objetivo principal. Acredito que para quem tenha um conhecimento maior sobre a época e o local dos acontecimentos, deve trazer um brilho a mais.
Do meio pro fim, ele fica um pouco repetitivo, você não ganha nenhuma habilidade nova e o uso excessivo da metralhadora deixa tudo muito previsível. Quando chegou na parte rural final que eu me vi repetindo as missões iniciais, eu decidi só parar quando acabar pois só de lembrar do tédio eu não ia querer voltar.
Por fim, valeu muito a pena. Diverti-me bastante, principalmente no começo, e acredito que este seja um dos jogos que vale a pena todo mundo dar uma chance, principalmente os jogadores fãs da Rockstar como eu. Jogaria novamente? definitivamente não. Mas me trouxe o desejo de jogar o 2 novamente, acho que dessa vez já estou mais preparado para o que me espera.