Notas de uma mente inquieta

Lost - 2a temporada

lost-2-temporada

Na postagem da primeira temporada, eu relatei toda minha relação com spoiler e como isso pode impactar na experiência desta série. Então, nessa postagem não pretendo fazer essa distinção mais, considerando que se você pretende ler sobre a segunda temporada, é porque você já conhece do que se trata ou não se importa.

Dito isto, achei essa segunda parte ainda melhor. Acho que os produtores da série entenderam os pontos fortes já apresentados na primeira temporada já validados pela audiência e dobraram a aposta. A maneira como os novos personagens foram apresentadas foi muito bem feita, primeiro insinuando-os como os "Outros" e depois explicando que eram os passageiros da parte de trás do avião. A maneira como as novas histórias foram contadas, tanto dos novos personagens, quanto dos antigos, melhorou muito. A intercalação do passado com o presente ajudou muito na criação das tensões.

Os mistérios se mantém ocultos e inexplicáveis, quando você acha que está entendendo alguma coisa, muda tudo.

Nesse aspecto já conseguiu trazer bem mais explicações sobre a iniciativa Dharma. Deu para sentir que ainda estão brincando com nossa curiosidade jogando loucuras para todos os lados, por outro lado tem alguns indicadores bem "científicos" que me dá a impressão que existe uma explicação "racional" por trás de tudo aquilo.

Também gostei da estrutura circular que eles criaram para os temas, como a temporada se encerrar com o Michael querendo fugir em um barco com seu filho e ser a mesma coisa no encerramento da segunda. Ou a segunda temporada se iniciando com a fuga do Desmond e encerrando com ele voltando para ilha. Também achei corajosa a morte de vários personagens, no fim da segunda temporada já estava achando que os filtros já tinham sido estabelecidos.

Comentei na postagem da primeira temporada em como estava gostando do Lock e acho que ele se perdeu completamente nessa segunda, o que eu achei incrível. Como eu mencionei, ele parecia estar entendendo tudo aquilo que estava rolando, então essa quebra de expectativa para o lado mais racional levar ele a surtar é muito verossímil, até o final apoteótico que testa a fé dele ao limite.

Então nessa nova parte achei o arco do Sayid o melhor. Está se pondo uma guerra na ilha e nada melhor que um soldado para entender como agir estrategicamente dentro do contexto e, os produtores sabendo disso, colocaram um abalo emocional gigantesco nas costas dele para intensificar os aspectos humanos das reações dele.

Acho que a terceira temporada para novamente confundir tudo irá para um lado mais sobrenatural. Não tô ansioso para continuar, acho que é um bom conteúdo para ir ruminando aos poucos e estou gostando bastante.

#netflix #review #series