Notas de uma mente inquieta

A cabeça do santo

a-cabeca-do-santo

Não poderia ter escolhido livro melhor para começar o ano. A cabeça de santo é uma narrativa, da minha conterrânea Socorro Acioli, em realismo mágico contemporâneo, algo que por si só já merece sua atenção. A leitura é leve, engraçada, fluida e bem temperada como só um nordestino pode entregar. Há muito tempo venho ouvindo muitos elogios desta e das outras obras da autora mas agora que pude apreciar, virei fã.

Realismo Mágico é um estilo literário e artístico que mistura elementos fantásticos, míticos ou sobrenaturais com a realidade cotidiana, tratando o extraordinário como algo normal e comum pelos personagens, com foco especial na cultura latino-americana e suas complexidades, frequentemente usando metáforas para comentar realidades políticas e sociais.

Sempre ao ler obras neste mesmo gênero, seja o Cem anos de Solidão ou Tudo é Rio, por exemplo, eu sentia que conhecia aquele vilarejo, aquelas pessoas, aquele modo de se viver. Ao mesmo tempo, temos um riqueza descritiva sobre os locais e hábitos, também ficamos com uma vaga definição do ONDE poderia se passar aquela estória, que na minha cabeça se encaixaria em qualquer cidadezinha do interior do Ceará.
Desta vez, literalmente, se passa lá, o que me pegou ainda mais. A narrativa conta o auge e declínio de uma cidadela que vive do turismo religioso ao redor dos santos da Igreja católica, o que você poderia argumentar "mas isso tem em todo lugar do mundo"... não como na terra de Padim pade Ciço e o livro deixa isso bem evidente. A autora conseguiu imprimir um ritmo excelente para o desenrolar do romance, os personagens têm originalidade, os diálogos são tão envolventes que parecem cantados em uma melodia que só o sotaque nordestino consegue rimar, ou nas palavras do próprio livro:

Era tudo tão lindo que nem coube nos seus pequenos sonhos. Ela precisou aprender a sonhar mais.

Espero que esta incrível obra seja muito mais difundida Brasil a fora e, na minha humilde opinião, tem tudo para se tornar um daqueles clássicos que ultrapassarão gerações, ao mesmo tempo atemporais e registros precisos de uma época única.

#leituras #livros #review